Diferenças entre psicólogo e psiquiatra

Postado em fev 25, 2016

Diferenças entre psicólogo e psiquiatra

A mente pode desenvolver doenças por causas orgânicas ou devido a emoções, e isso é um dos fatores que vai determinar a escolha entre um ou outro profissional.

Campo de atuação da psicologia

O psicólogo não é um médico, sua formação é um pouco mais curta, com duração de cinco anos.

Ele normalmente lida com problemas de causas emocionais, já que é preciso ser médico para receitar medicamentos. Em geral, psicólogos se especializam em algumas áreas como a psicoterapia, e estão aptos para tratar de sentimentos, hábitos, memórias e questões mais ligadas a esses temas.

Quando percebem que o paciente tem algum problema que exige medicação, eles mesmos o encaminham para um psiquiatra.

Competências da psiquiatria

O psiquiatra primeiro se forma em medicina e depois faz a especialização em psiquiatria, o que faz com que ele demore entre nove e dez anos para completar sua formação.

Dessa forma, ele está mais apto a investigar causar orgânicas de problemas como a depressão e a ansiedade e também a prescrever medicamentos para resolver essas doenças e exames para detectar as causas exatas do problema.

O psiquiatra, em geral, trabalha em conjunto com o psicólogo. Dessa forma, atua em duas frentes com o paciente.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>